2006/09/29

Assim se fala Bom Português


Uma empresa de comunicação, a Entreaspas procura um profissional competente para trabalhar na mesma como ACESSOR.Aqui gera-se a confusão se querem um tipo para chamar o elevador ou um gajo que tenha acesso a tudo, um ACESSOR. No entanto as candidaturas, ao que parecem, tem sido encaminhadas para Comissão de Estudo de Elevadores para Pessoas Portadoras de Deficiência Vocabular Linguística e Afins(CEEPPDVL).A Arca atenta aos problemas das pequenas e médias empresas rectifica que,se porventura quiserem um ASSESSOR nós facultamos.Se querem o outro, nós chamamos na boa fé, um Ascensor.

F.R

P.S- A Arca não divulga o site onde esta pérola se encontrava porque seria uma Carga de Trabalhos para os nossos leitores mais iluminados.E para debates boçais, já nos chegam os de S.Bento.

Idomeneo em Teerão

O Teatro Nacional do Irão resolveu levar à cena a ópera de Mozart, Idomeneo, agora numa versão islamicamente correcta. Segundo nos confidenciou o encenador, Al-Trevisi, os ensaios têm decorrido bem, "espero é que tenhamos Americanos suficientes para decapitar até à estreia". Para aguçar o apetite, aqui fica uma foto do ensaio a que presenciámos.



A nova versão da ópera inicia-se com uma maravilhosa abertura orquestral a que os melómanos eruditos iranianos chamam AK-47, passando imediatamente para o final - magistral e delicada ária de 2 horas de decapitação de Americanos e outros infiéis.

PD

2006/09/28

A brigada do reumático

O Sporting parece uma equipa de velhos decrépitos. E porquê?, perguntam os mais incautos. Jogam de olhos fechados (cegueira), circulam a bola (Alzheimer), driblam(Parkinson) e até marcam golos (demência). Se isto não é velhice pura e crua, Manoel de Oliveira é o Peter Pan.


Na foto, Nani festeja o golo contra os russos.


F.R

Ora Eça #4





"- É disso que se quer! É disso que se quer! Vejo que o amigo é homem de pilhéria. É matá-los com dichotes!..."

(Eça de Queirós, O Conde d'Abranhos)

2006/09/27

Tony Carreira

Uma conclusão científica evidente*: Tony Carreira é mais procurado do que a palavra sexo e broche em qualquer motor de busca em português. Por isso, como parte da brilhante e estupidamente genial estratégia de marketing gizada pelo departamento de propaganda e aldrabices da Arca (Ferro, La Féria und Goebbles mbH.), clamemos, alto e boa voz: Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira, Tony Carreira... és o maior!!!!!!!!!!!!!!!!
* Com o apoio implícito e praticamente inexistente do Instituto Paleontológico e Cançonetista Português.

PD






Para quem tenha pensado que o caso Gil Vicente/Federação/Liga/Uefa/Fifa/Mafia/Vaticano/Valentim, Loureiros e C.ª estivesse enterrado e acabado, atente-se nos resultados das equipas portuguesas nesta última ronda europeia. Não podendo, fifamente, expulsar as equipas portuguesas das competições europeias, a Federação/Liga/Uefa/Fifa/Mafia/Vaticano/Valentim, Loureiros e C.ª achou por bem que o melhor seria que nenhuma delas vencesse o respectivo jogo de modo a não hostuilizar mais o revolucionário e cândido Fiuza, que, como se sabe, ameaça subverter o sistema jurídico mundial de um modo nunca antes visto desde que um judeu albino ousou dizer que o código de Hamurabi não precisava de um H antes do A, considerando redundante toda aquela nasalização jurisdicional...
PD

2006/09/26

O humor dos rapazes de New Jersey


Um homem chega a casa com um pato debaixo do braço.
- Olha a porca que aqui tenho ! - diz ele.
- Isso não é uma porca, é um pato - replica a mulher.
- Eu não estava a falar contigo!

PD

Cavaco encavacado

Na sua primeira visita oficial a Espanha enquanto presidente da República, Cavaco foi directamente confrontado com a nova gravidez da princesa Letizia. Perante o olhar reprovador da mulher Maria, o presidente jurou que nada tinha a ver com o caso. Nos meandros das cortes espanholas, já há quem diga que se trata de um ataque republicano, visando um iberismo por via de mestiçagem...

PD

2006/09/25

Atentai

Depois de uma longa viagem espiritual pelos principais mosteiros e cervejarias alemãs, espera-se a qualquer momento o regresso de F.R. à Arca. Para já, sabe-se que volta de alma limpa e fígado nem por isso. Portanto, preparem-se...

PD

A Divina Paródia

Louvamos o esforço de César das Neves por tentar animar-nos estas segundas-feiras cinzentas. Ao princípio da semana podemos contar sempre com mais uma peça de puro delírio cómico deste grande fundador das Produções Fictícias e antigo guionista espiritual dos Parodiantes de Lisboa. (Chegou a fazer as vozes do inspector Ventoinha!). Mas aqui fica um pequeno excerto do texto de hoje:
"No entanto, o reino por excelência deste tipo de intervenção são os blogs. Essa curiosa realidade, que democratizou a informação e o debate, fez também explodir o disparate, o mau gosto, a maledicência.
A peça fundamental do estilo é o ódio. Qualquer dessas histórias centra-se sempre em alguém que se detesta. Os adeptos querem mesmo acreditar o pior de Bush, Santana Lopes, da GM ou da Igreja. Por isso, mais do que confiar na tese, eles proclamam a sua fúria e assim tornam-se fanáticos. Quanto mais louca for a teoria, maior o fervor. A raiva, não a lógica, é o cimento que mantém o edifício."
Ó negro senhor das Neves, será preciso ser adepto da teoria da conspiração para odiar as pessoas (individuais ou colectivas) que cita? E por que se esqueceu da sua própria pessoa como alvo do ódio? (humildade católica, talvez...)
De facto, se este mundo tivesse lógica, não seria a raiva que o atacaria, mas o verdadeiro cimento, caindo-lhe pelos cornos abaixo e transformando-o numa estátua à mais ignóbil estupidez humana...
PD

2006/09/23

Desportista de fim de semana

Porque hoje é sábado, visto o fato de treino e passo o dia a treinar aqui.

PD

2006/09/22

Sol espera aberta para o fim de semana

Se chover, haverá Sol no sábado?

PD

2006/09/20

Crime no alto mar

O furacão Gordon foi encontrado morto ao largo dos Açores. Não se conhecem ainda as verdadeiras causas da morte do fenómeno atmosférico, mas tudo aponta para homicídio ou crime passional. Entretanto, as autoridades marítimas do arquipélago anunciaram já ter detido dois suspeitos, um açor e duas baleias, os quais, porém, negaram prontamente qualquer envolvimento no caso.

PD

Ora Eça #3


"- Então o Conselheiro quer que eu, um engenheiro, um estudante de matemática, acredite que há almas que vivem no Céu, com asinhas brancas, túnicas azuis, e tocando instrumentos?
O Conselheiro acudiu:
- Não, instrumentos não! - E como apelando para todos: - Não creio que tivesse falado em instrumentos. Os instrumentos são uma exageração. São, pdemos dizê-lo, tácticas do partido reaccionário..."

(Eça de Queirós, O Primo Basílio)

2006/09/19

Ora Eça #2


"- Perneemos! Perneemos!"

(Eça de Queirós, A Capital)

PGR (ou procurador groucho da república)


Dando mais uma vez provas do seu carácter de verdadeiro serviço público, a Arca propõe-se a resolver outro dos problemas que têm fustigado este país masoquista. Falamos da nomeação do novo Procurador Geral da República. Como parece que ninguém se ajusta ao perfil para preencher o lugar, este vosso redactor candidata-se desde já ao eminente cargo, promentendo conferir uma viragem marxista à política do gabinete em causa.
Além disso, como se pode ver aqui ao lado, até já preparei o meu uniforme...

PD

2006/09/18

Papa acaba com a açorda

Como retratação pelas afirmações que inflamaram os ânimos dos líderes islâmicos, o papa disse hoje, no salão de jogos do Castelo Gandolfo, que aceitaria ser chicoteado em praça pública, se tal contribuir para o apaziguamento da situação e salutar convívio entre religiões. “Só não me cortem as mãos, pois já basta não poder ter mulheres”, acrescentou, receoso, Bento XVI. “Sua Santidade pode ficar com duas ou três das minhas”, disse um bombista suicida que por ali passeava na altura.

PD

Ora Eça! #1




“–Talvez se riam. Mas eu sustento a semelhança. Aquele todo de Gonçalo, a franqueza, a doçura, a bondade, a imensa bondade […] Os fogachos e entusiasmos, que acabam logo em fumo, e juntamente muita persistência, muito aferro quando se fila à sua ideia... A generosidade, o desleixo, a constante trapalhada nos negócios, e sentimentos de muita honra, uns escrúpulos, quase pueris, não é verdade?... A imaginação que leva sempre a exagerar até à mentira, e ao mesmo tempo um espírito prático, sempre atento à realidade útil. A viveza, a facilidade em compreender, em apanhar... A esperança constante nalgum milagre, no velho milagre de Ourique que sanará todas as dificuldades... A vaidade, o gosto de se arrebicar, de luzir, e uma simplicidade tão grande, que dá na rua o braço a um mendigo... Um fundo de melancolia, apesar de tão palrador, tão sociável. A desconfiança terrível de si mesmo, que o acobarda, o encolhe, até que um dia se decide, e aparece um herói, que tudo arrasa... Até aquela antiguidade de raça, aqui pegada à sua velha Torre, há mil anos.... Até agora aquele arranque para África... Assim todo completo, com o bem, com o mal, sabem vocês quem ele me lembra?
– Quem?...
– Portugal.

(Eça de Queirós, A Ilustre Casa de Ramires)

2006/09/17

Não servem mesmo para nada

Farto de os ver por aqui sem fazerem nada, decidi pôr os bichos a trabalhar. A meio da tarde, apanhei-os em flagrante na balda.

PD

2006/09/16

O político pasquim




De acordo com o semanário Sol (o Pasquim, segundo o visado) e esta notícia do Público, Isaltino Morais é acusado de favorecimento em negócios imobiliários. Até aqui, nada de novo. Motivo de espanto foi a pronta e humilde confissão dos factos quando questionado por um jornal televisivo sobre o caso. Confrontado com a acusação, Isaltino respondeu: "Declaro que isso é uma mentira falsa!"
Como qualquer novato na mais básica lógica aristotélica sabe, a negação da falsidade implica a verdade da proposição. Deste modo Isaltino dá-nos mais uma prova da sua fina inteligência e honestidade!

PD

2006/09/14

Darwin vs Deus

É claro que a Arca não podia ficar de fora da mais recente controvérsia que evolui/nasce na blogosfera. Por isso, aqui fica o nosso contributo.





PD

Injustiça desportiva

Afinal, a resolução do caso Mateus foi altamente prejudicial ao Benfica. De facto, a direcção e o treinador esperavam que esta época desportiva fosse suspensa até conseguirem construir uma equipa competitiva. Vale e Azevedo comentou o caso nos mesmos moldes: "Comigo aconteceu exactamente o mesmo. Enquanto presidente, continuaria inimputável; não esperava este desfecho!"
PD

2006/09/13

Avatares

E você, o que faz na sua Segunda Vida?

A idade é um posto

Os jovens e ingénuos jogadores do Inter de MIlão deixaram-se, ontem, surpreender pela madura e experiente equipa do Sporting.

PD

2006/09/12

Graças a este post do Jansenista, fiquei convicto de que não estava a ver nem a ouvir mal o que se passou ontem no debate do Prós e Contras.

Há pouco esqueci-me da prestação de Helena Matos, que, mesmo assim, terá sido a única que parecia pertencer a este planeta.

PD

Em alta

Segundo esta notícia do Público, Vítor Constâncio revê em alta a previsão do PIB. Não é razão para nos alegramos, já que, segundo apurado aqui pelos investigadores da Arca, Constâncio cometeu um pequeno lapsus linguae: o que ele queria realmente dizer é que previa em alta o crescimento do PIC (produto interno de Constâncio), pois acabara de receber a notícia de um aumento substancial do seu vencimento além de um novo conjunto de regalias sociais, entre as quais se destaca uma assinatura grátis da Arca durante um ano.

PD

Prós e Contras ou A Paciência à Prova

Chamar-lhe-ia antes Contras & Contras, já que aquilo que ontem nos foi apresentado pode ser assim resumido:

Mário Soares: lírico e senil. Podia estar a ser enrabado por um aiatola e ainda lhe perguntava se queria mais alguma coisinha, pois há sempre razões mais profundas para aquele acto (um fist fucking?).
Pacheco Pereira: não estava, de facto, nos seus melhores dias.
Os dois "simpáticos" muçulmanos: confusos e baralhados - um que gosta muito do Islão mas prefere viver à Ocidental, longe daquilo; o outro, que só há dois dias formara a sua opinião por ter visto um filme sobre a teoria da conspiração.
O historiador: para quem a História tem apenas dois séculos e não se lembra de mais nada.
A apresentadora/moderadora: ao nível dos convidados - inconvenientemente burra.

PD

2006/09/11

E o presidente Cavaco disse:
“Desde então, aprendemos dramaticamente que a segurança é a torre gémea da liberdade.”

De tão clarividente, parece-me inútil analisar aqui a denotação da metáfora utilizada. Mas fiquemo-nos com a esperançosa ideia de que, na falta das duas torres, podemos contar sempre com o Torrão Cavaco.

À atenção da APE, do Pen, dos Rotários ou até da Associação dos Maiores Andores, Bifanas, Enchidos e Outras Demais Coisas Maiores do Mundo Feitas por Portugueses, ou AMABEODCMMFP*, como Portugal é conhecido na sede do Guiness Book, atribuam um prémio literário a este homem! Ou então, como se fazia aos poetas gregos vencedores dos torneios dramatúrgicos da Antiguidade (os tragoidos), dêem-lhe um bode. Pelo menos, enquanto empasta o bicho com as gengivas, não fala.

PS: pensando melhor, talvez um bode seja insuficiente; o melhor é enfiar-lhe mesmo um elefante pela boca adentro, com mais dois ou três pandas bem peludos e uma garrafa de azeite 5,6º, só para ficarmos descansados...

* “será que tenho cerveja em casa?”, em português, depois das 22 mines na tasca do Manel.
PD

11/9

Muito já se disse sobre o 11 de Setembro. Mas tenho de afirmar aqui que, nesse dia, assisti ao melhor programa televisivo jamais realizado. Acção, suspense, incerteza, drama e comédia (com o grande comediante G. Bush) foram os ingredientes deste filme magistral.
Retrospectivamentre, reconheço agora uma falha no argumento: onde estava Jack Bauer?
PD

e de repente...

Tal como Matusalém, a Arca vai e vem, morre e renasce. O segredo? Poderia dizer-se assim: "Nem o pai morre nem a gente almoça".

PD